GUAM A MAIS EXÓTICA PARTICIPANTE

A MAIS EXÓTICA PARTICIPANTE NO MUNDIAL UNIVERSITÁRIO é sem sombra de dúvida Guam.

Pequeno território americano, perdido no Pacífico Norte, Guam vive do turismo e da receita que as bases militares americanas propiciam, beneficiando de um estatuto de privilégio face às finanças dos Estados Unidos, cobrando as receitas, mas não repassando as mesmas para o governo central.

Com uma população de apenas 180.000 habitantes, 93% vivendo numa das 19 cidades (villages), Guam é um território predominantemente católico, fruto de 370 anos de domínio espanhol, desde a sua descoberta por Fernão de Magalhães em 1521 até a sua cedência aos estados Unidos em 1898, como resultado do Tratado de Paris.

Ocupado pelos japoneses em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial, o território voltou definitivamente ao controle dos Estados Unidos em Julho de 1944.

A Federação de Rugby de Guam regista um total de 835 jogadores inscritos, dos quais 350 mulheres, divididos apenas em três clubes, sendo o mais antigo o Guam Rugby Club, fundado em 1995, e que parece exercer as funções de Federação.

A equipa de Guam que se deslocou a Portugal é a primeira equipa do território a participar em encontros universitários internacionais, e a maior parte das suas jogadoras participaram nos 7’s dos Jogos Asiáticos de 2009, em Hong Kong, onde venceram a equipa da casa por 12-10 e avançaram para as semi-finais, ficando com o quarto lugar.

Nove das integrantes da equipa pertencem à Universidade de Guam ou ao Colégio da Comunidade, e a comitiva em visita a Portugal é chefiada pelo presidente da Federação, Stephen Grantham.

No jogo inaugural as guahamas defrontaram o Canadá e não foram felizes, sofrendo uma pesada derrota de 55-0, e jogarão hoje com a Itália e a Ucrânia, para terminarem a fase de grupos na sexta feira frente a Portugal.


VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: