REDUÇÃO DE OITO PARA SEIS JÁ ESTÁ DECIDIDA?

O BLOG DO CDUL NUMA INUSITADA DEMONSTRAÇÃO de indignação, publicou ontem um artigo sobre a questão do calendário dos campeonatos nacionais, e das contradições de Amado da Silva sobre a matéria, que aconselhamos a leitura.

Apesar de não nos admirar a forma como Amado da Silva se comportou, ouvindo a opinião das pessoas, para depois fazer apenas o que lhe passa na cabeça – já o fez anteriormente no seu curto reinado, nomeadamente na questão do Torneio Inter Regional – custa-nos a compreender como um homem inteligente como ele, é incapaz de aproveitar as contribuições que lhe chegam, para melhorar aquilo que comprovadamente está mal imaginado.

Mas se esta questão é da competência exclusiva da direção federativa, e tem respaldo, pelo menos parcial, na documentação que ele próprio publicou na sua candidatura ao lugar que agora ocupa, outra questão bem mais grave e complexa parece estar desde já também decidida, mas esta em clara oposição às suas declarações de candidatura.

Trata-se da questão da redução ou não dos campeonatos da Divisão de Honra e da 1ª Divisão, de oito para seis equipas.

Não vou hoje opinar sobre qual dos modelos prefiro para Portugal, mas tão somente referir que esta é uma matéria altamente sensível, que implica a despromoção de duas ou três equipas da Divisão de Honra para a 1ª Divisão, e de três ou quatro desta para a 2ª Divisão, com todas as consequências que isso vai ter em questões tão delicadas como patrocínios, vinculação de jogadores e técnicos, apoio de autarquias, entre outras.

Mas independentemente da opinião que eu e todos os que se interessam ou estarão envolvidos pelas decisões a tomar tenham, o que é mais extraordinário, a confirmar-se o que o Blog do CDUL diz, é essa redução ser já uma realidade, contrariando claramente o que Amado da Silva escreveu no passado mês de Dezembro, ao tentar cativar os votos das equipas menores, que acabaram por lhe valer a eleição.

Na verdade Amado da Silva afirmou, e escreveu, na sua

que se manteria inaltarável a constituição das duas divisões, com eventual revisão do sitema de disputa

pelo que a sua declaração, transcrita no Blog do CDUL, nos surpreendeu vivamente.

Já que Amado da Silva tanto criticou Dídio de Aguiar e sua equipa, por não ouvir os clubes, por tomar decisões contrárias à vontade das partes envolvidas, e não promover uma política de transparência e informação, bom seria que tomasse atenção à sua forma de agir à frente dos destinos da Federação.

Ainda não é tarde, mas o crédito com que esta Direção e o seu Presidente iniciaram a viagem está-se esgotando rapidamente.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

2 Respostas to “REDUÇÃO DE OITO PARA SEIS JÁ ESTÁ DECIDIDA?”

  1. Nuno Says:

    Caro Manuel, custa-me ler o seu artigo, como será possivel uma pessoa tão distante escrever isto? por acaso tentou informar-se junta da FPR?
    Leia de novo a candidatura, o cabé sempre falou deste novo modelo, mas não para já e tal como disse vai faze-lo. aliás ele ainda não falhou com nada do que prometeu.
    Outra coisa é, lá por terem votado nele, não passaram a mandar, o presidente ouve sempre os clubes antes de decidir, ora não foi isso que ele prometeu? ele ouve-os para decidir, não para os clubes decidirem, então ele não estaria lá a fazer nada.
    Parabens pelo seu blog, mas acha que está muito exagerado queno fala do presidente, não sei se teem problemas pessoais, mas parece.me que voce está constantemente a ataca-lo e nunca enaltece o que faz de bom, é pena porque o seu blog até é interessante.

    Saudações

    • mrrcabral Says:

      Caro Nuno,
      Fico muito satisfeito por considerar o meu blog de “interessante” e não irei responder às suas opiniões, apenas aos factos.
      Desconheço o que o Cabé falou, pois a sua voz não chegou aqui. Mas chegaram os documentos, ou pelo menos parte, dos documentos que ele escreveu. E o extracto que publico no texto não podia ser mais claro.
      Quanto a informar-me junto à FPR, não é a mim que compete pocurar informação, é à FPR que compete fornecê-la. E como me foi diversas vezes afirmado pela própria direção, ou seus membros, tudo o que a FPR tem para informar está no site.
      O problema é que o site é fraco a fornecer informações, as fornece muitas vezes fora de tempo, e apenas desde que eu passei a publicar cópia das notícias no Diário da Federação, aí sim, ouve uma melhoria, e as constantes alterações a textos publicados diminuiram e hoje são raras. Deve ter sido mera coincidência.
      Quanto a um eventual exagero quando falo do Presidente, e não da direção, isso parte da própria natureza do orgão Presidente, afinal o único que foi eleito, o único que responde pela Federação, e o único que pode fazer.
      Seria despropositado referir “a Direção”, quando a presença dos restantes elementos depende em exclusivo da vontade do Presidente.
      Quanto a algum problema pessoal pode esquecer. Tenho tanto contra o Cabé como tenho a favor, ou seja, nada. E o facto de estar fisicamente longe não me impede de “ver” o que se vai passando, eventualmente sem o filtro das amizades ou conveniências, apenas com o que considero ser melhor para o nosso rugby. Não significando isso que eu ache que a minha opinião é incontroversa, e que perante melhores ideias não a mude.
      Aliás como fiz e continuo a fazer em relação ao Dídio de Aguiar, a quem me une uma antiga e salutar amizade.
      Mas pode ficar descansado, sempre que eu ache que alguma decisão importante e positiva foi tomada, cá estarei para elogiar, como tenho feito, basta ler o que escrevo sem preconceito e com a mente aberta.
      Saudações
      Manuel Cabral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: