CARTA ABERTA A SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

EXMO SENHOR PRESIDENTE,

Foi com grande emoção que li as palavras de felicitação que Vossa Excelência dirigiu à Federação Portuguesa de Rugby, prova clara da sagacidade dos Vossos serviços de Imprensa, já que a relevância dada aos sete títulos europeus, na generalidade dos órgãos de informação, de forma alguma justificaria a sua intervenção.

Não fora uma ou outra referência da imprensa especializada – grupo em que modestamente nos consideramos inseridos – e o Campeonato da Europa e o extraordinário feito da nossa seleção nacional teriam mesmo passado despercebidos.

Mas as suas palavras Senhor Presidente, sendo emocionantes e de singular consagração, remetem o prémio conquistado ao esforço feito junto das camadas jovens, parecendo esquecer os seus mais directo responsáveis – os atletas seniores e seus treinadores – naquilo que poderia configurar uma certa injustiça, estivesse Vossa Excelência informado das precárias condições que rodearam a preparação da nossa equipa, agora sete vezes campeã em nove edições da prova.

Mas é claro que nem Vossa Excelência conhece os pormenores daquela preparação, e se os conhecesse, dificilmente acreditaria em quem lhe transmitisse tais informações.

Como poderia, Senhor Presidente, aceitar como verdadeira, a informação de que não houve meios financeiros para a referida preparação, ficando atletas e treinadores confinados ao espaço do Jamor, quando o bom senso aconselhava a participação em torneios de médio nível como forma de elevar os índices competitivos da equipa, como aliás fizeram os nossos principais adversários?

Estou certo que Vossa Excelência saberá da recente inclusão do Rugby de Sete no programa Olímpico para 2016, e que Portugal reúne todas as condições para uma participação condigna, podendo mesmo ambicionar uma classificação final de relevante valor.

Mas isso, Senhor Presidente, só acontecerá se ao excelente trabalho de divulgação da modalidade junto das camadas mais jovens, se associar uma forte aposta, não numa mera hipótese, mas na certeza que sete vitórias na mais importante competição européia nos transmitem.

Infelizmente os sinais da existência dessa aposta não existem, e creio mesmo que, a não haver uma intervenção de Vossa Excelência, corremos o sério risco de, em 2016, em vez de festejarmos uma participação que nos encha de orgulho, estaremos apenas à procura de um bode expiatório para exorcizar os nossos demônios.

Creia Senhor Presidente, que a sua carta deu a todos os membros da nossa pequena comunidade rugbista, uma grande alegria.

Mas um olhar mais profundo na realidade desta comunidade por parte de Vossa Excelência, estou certo que conseguirá o milagre de pôr todos a empurrar para o mesmo lado e a reconhecer o nosso próprio valor.

Manuel Cabral

Amante do rugby

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Uma resposta to “CARTA ABERTA A SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA”

  1. Anónimo Says:

    Muito bom. De facto quando li a mensagem do Sr Presidente Anibal Cavaco Silva, fiquei de facto contente, por se lembrarem de “nós” mas depois comecei a pensar mais aprofundadamente nas tais condições que teem vindo a ser criadas, e cheguei á conclusão, que não são assim tantas como se calhar o Sr Presidente pensa. Como você disse Portugal tem tudo para ter uma excelente prestação nos Sevens nos Jogos Olimpicos, agora será que a selecção vai ser apoiada? Que tipo de apoios receberá a FPR, ou mesmo os próprios jogadores? Ou será que vai ser como no mundial de 2007, em que os jogadores tiveram que pedir férias do trabalho, para ir representar o seu País? Cá estaremos para ver.

    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: