MOSCOVO SEVENS – OS EUROPEUS 2010

HOJE FINALMENTE A FEDERAÇÃO RUSSA DEU INFORMAÇÕES ao público, embora poucas, sobre os Europeus – Masculino e Feminino – que decorrerão em Moscovo dentro de nove dias.

E se no que refere à ordem dos jogos nada de novo foi indicado, mantendo-se em vigor o último calendário fornecido pela FIRA, já no que respeita ao local de disputa dos jogos, aí sim, temos novidades.

Os dois campeonatos serão disputados no Complexo Olímpico de Luzhniki, antigo Estádio Lenin, que é presentemente um dos melhores e maiores da Europa.

Na verdade o campo central tem capacidade para alojar mais de 78.000 espectadores e é habitualmente utilizado pelas equipas de futebol do Torpedo e Spartak de Moscovo

E se os jogos da prova Feminina, excepto as finais, estão previstos para os campos 3 e 4 do estádio, todos os jogos do torneio Masculino se jogarão no terreno principal, o que explica uma decisão de última hora tomada no Congreso de Malta – do qual a FPR apenas informou da medalha atribuída a Césr Pegado, que aproveito para parabenizar – que impede uma equipa de recusar disputar um jogo num campo equipado com “relva artificial”, desde que este se encontre aprovado pela IRB.

E apesar daquela medida ter sido aprovada para aplicação na época 2010-11, parece que os russos se estão já a antecipar.

Na verdade o piso do Luzhniki é de FieldTurf, um tipo de revestimento artificial originário da Geórgia, que foi instalado naquele estádio em 2002, mas que, por exemplo, em 2008 teve que ser coberto de um tapete de relva natural para poder receber a final da Champions League.

Curiosamenet ainda no passado mês de Fevereiro, quando o Estádio Arco do Triunfo em Bucareste se mostrou impróprio para a realização do Roménia-Espanha, os romenos quiseram que o jogo fosse disputado num campo com relva artificial, o que não foi autorizado pela FIRA, acabando o encontro por ser adiado para finais de Março.

Mas fica claro como o poder da Rússia junto à IRB é incomensurável, depois das sucessivas adjudicações de competições internacionais que lhe foram feitas…

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Uma resposta to “MOSCOVO SEVENS – OS EUROPEUS 2010”

  1. António Freire Says:

    Só mesmo o “provavel” dinheiro e poder russo investido “provavelmente” no futuro para a FIRA ainda andar a insistir na Rússia! Ver um Rússia-Portugal num estádio deplorável com 100(se tanto) pessoas a assistir, demonstra o real interesse dos russos no rugby!!! Estou curioso para ver o campeonato do mundo de sevens em 2013!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: