MALTA, O CONGRESSO DA FIRA

A ESTA HORA AS DECISÕES MAIS IMPORTANTES DO CONGRESO DA FIRA, em Malta, já terão sido tomadas.

Na verdade, a par das habituais decisões em eventos desta natureza – aprovação de minutas, discursos, definição de data e local de realização do Congresso do próximo ano – duas importantes matérias desportivas terão decisões determinantes para o desenvolvimento das competições na Europa Continental.

Terá sido hoje que foram aprovados os princípios e regulamentos da organização de jogos internacionais de rugby de XV e dos torneios de rugby de VII, bem como estabelecido o calendário das competições seniores para a época 2010-2011.

No respeitante ao calendário, é natural que o mesmo seja organizado em função dos interesses das equipas que vão participar no Mundial, e Portugal, a Espanha e a Ucrânia vão ter que agüentar o que for decidido.

Mas se no que diz respeito ao rugby de XV não deve haver grandes novidades, já que o modelo apresentado em dezembro não deve ter sofrido grandes alterações, já no rugby de sete o assunto é bem diferente.
E não é de desprezar a recente afirmação de Henri Gatineau que no Congreso de Malta será feita uma reflexão profunda respeitante ao rugby de sevens e aos Jogos Olímpicos, uma área em que importantes medidas foram já definidas.

Falta saber que medidas são essas, e como elas nos vão afetar.

Serão avançadas algumas luzes sobre a forma de qualificação para os Jogos de 2016?

Será estabelecido um quadro competitivo Europeu com a separação das equipas em divisões, e com o apuramento do vencedor num circuito tipo Séries Mundiais da IRB, em vez do atual sistema de qualificação para um único torneio final?

E as equipas Britânicas, serão admitidas na competição, apesar das suas equipas seniores não participarem das competições FIRA?

E as competições femininas, que caminho tomarão?

Será mantido o apuramento das campeãs européias num só torneio, ou também aqui a tendência será para um circuito tipo IRB?

Enfim, uma longa lista de opções que serão conhecidas nas próximas horas.

O Mão de Mestre vai tentar saber o que se passou para dar conhecimento, o mais rápido possível, a todos os interessados.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: