EM FRANÇA A GUERRA CONTINUA

A CRISE DESENCADEADA PELA RECUSA DE ALGUNS CLUBES FRANCESES em ceder os seus jogadores para a seleção francesa de 7’s, e a retaliação da FFR não convocando esses mesmos jogadores para as seleções de XV, tomou hoje uma nova dimensão quando o Stade Français ordenou ao seu ponta Ollie Phillips o regresso imediato a Paris, abandonando a seleção inglesa que amanhã parte para a defesa do seu título conquistado no Londres 7’s de 2009.

Ollie Philips, Jogador do Ano de 2009 de 7’s, foi substituído à última hora por Oliver Lindsay-Hague, mas a sua chamada pelo clube francês prova a existância de uma crise efectiva entre o poder das federações e o poder dos cifrões, com consequências ainda longe de estarem determinadas.

A PROVALE, sindicato dos jogadores profissionais franceses também saíu à rua em defesa dos quatro jogadores punidos pela FFR, afirmando claramente que se trata de uma despropositada luta de poder entre as instituições, em especial prejuízo dos jogadores em questão.

O sindicato francês, embora tenha esta posição oficial, destaca que as sanções aplicadas pela FFR, foram tomadas sem referência a qualquer regulamento ou convenção.

Pelo seu lado a RFU, a federação inglesa, deu a conhecer o seu desapontamento em relação à medida tomada pelo clube empregador de Ollie, especialmente porque, segundo ela, houve sempre diálogo e compreensão entre a as duas entidades.

No entanto estas tomadas de posição podem pressionar a International Board a estender ao Circuito Mundial de Rugby de Sete os regulamentos em vigor referentes à obrigatoriedade de cedência de jogadores para seleções nacionais, a famosa Lei 9 dos regulamentos internacionais.

A própria RFU já declarou que irá solicitar à IRB aquela extensão, e a questão que fica no ar é até onde prosseguirá este braço de ferro…

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: