FIM DE SEMANA DE FINAIS NA EUROPA

DUAS GRANDES FINAIS NO FIM DE SEMANA MARCAM o encerramento das competições de clube

No sábado, em Paris a Heineken Cup, uma final toda francesa com a força do rugby do sul bem evidente quando Toulouse e Biarritz se defrontarem pelo mais cobiçado título de clubes da Europa.

Os bascos não vão poder contar com Damien Traille, com uma lesão no braço, mas o nº 8 Imanol Harinordoquy parece recuperado quer da lesão no nariz, que o fez apresentar-se na meia final com uma máscara de proteção, quer a lesão nas costelas contraída nessa meia final, e deve estar em campo para liderar os avançados de Biarritz no confronto com os vizinhos de Toulouse.

E é este mesmo Imanol que afirma o favoritismo daquela que considera a melhor equipa de França, “um modelo de consistência”.

E na verdade o Toulouse tem o melhor histórico, mesmo tendo perdido a meia final do TOP 14 em favor do Perpignan – em grande parte por ter poupado algumas das suas peças base, com destaque para o capitão da França Thierry Dusautoir – com cinco presenças anteriores e três vitórias na Heineken Cup, mas sobretudo com a tal consistência que Guy Noves conseguiu transmtir à equipa nos mais de quinze anos que leva à frente da sua direção técnica.

NA OUTRA FINAL, OUTRA EQUIPA FRANCESA

Mas se na Heineken Cup o assunto vai ser decidido entre equipas francesas – pela primeira vez – já na Amlin Challenge Cup apenas uma equipa será francesa, o Toulon, com o favoritismo a escapar para os galeses do Cardiff Blues, apesar do jogo se disputar em Marselha, quase em casa para os franceses.

Os toulounenses, que se viram também afastados da final do TOP 14 num jogo perdido já no prolongamento, vão tentar canalizar a frustação e raiva dessa derrota para enfrentar o Cardiff, mas os galeses, única equipa não francesa destas finais, vão tentar com uma vitória pular para a cabeça do pelotão britânico, de que se viram arredados ao falharem o apuramento para o play off da Magners League.

Mas no final, a decisão pode estar nos pés do médio de abertura do Toulon, Jonny Wilkinson, um ingês, capaz de transformar a vantagem atribuída aos galeses, em simples e eficaz vantagem francesa.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: