GITEAU PAGA MULTA E PEDE DESCULPA

DEPOIS DE REPRESENTAR A AUSTRÁLIA POR 76 VEZES e ter disputado 86 jogos na Super 14 sem ter sofrido nenhuma punição disciplinar, Matt Giteau caiu na asneira de criticar a atuação do árbitro do último jogo dos Brumbies contra os Waratahs, disputado no sábado.

Contrariamente ao que se passa neste cantinho à beira mar plantado, a Federação australiana não brinca com coisas sérias, e o grande jogador foi punido com uma multa de 3.500 euros, reconheceu a sua conduta imprópria e aceitou escrever um pedido público de desculpa ao árbitro em questão.

Este era um bom exemplo a seguir em Portugal, onde toda a gente sofre de arbitrite aguda, desde potenciais dirigentes federativos, antigos internacionais ou treinadores com responsabilidade, até ao garoto mais ranhocas dos que se espalham, sem disciplina nem autoridade pelos nossos campos e pelas nossas bancadas.

Era uma boa altura para pôr um fim nisto, fazendo cair sobre as costas dos prevaricadores um exemplar castigo, que não fique apenas – quando chega a isso – no papel, e tenha consequências sérias no seu bolso, currículo, ambição e futuro desportivo.

Como querem cativar candidatos a árbitros, incentivar os existentes a progredir ou os antigos a transmitir os seus conhecimentos, quando tudo o que eles têm vontade de fazer é ir embora, mandar o apito para o lixo e, lusitanamente, fazer um belo manguito a todos os que os ofendem?

Era bom que clubes, jogadores e assistentes pensassem nisso.

Porque no final das contas não passam de uns cobardolas protegidos pelo anonimato ou seguros da ineficácia da justiça.

Porque não me lembro de nenhum “valente” insultando ou ameaçando na cara, um Luis Miramom ou um Arnaldo Neto…

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: