POR VEZES NÃO SEI SE RIA SE CHORE

QUANDO ASSISTO A CERTAS DISCUSSÕES TÍPICAS DAS QUINTAS em que o nosso Rugby continua envolvido – já era assim quando comecei a dar uns toques na bola, nos idos de 64 – fico sem saber como reagir.

De 1987 para cá, o Rugby, desportiva e socialmente evoluiu a uma velocidade impressionante, mas muitos de nós continuam a olhar para ele, como aquele desporto doméstico e romântico, dos anos 60 e 70, em que ganhar não era assim tão importante.

Mais importante eram as histórias que se contavam, as lendas que se criavam, muitas vezes à custa da dignidade dos nossos adversários, ridicularizados em privado por seus defeitos públicos.

Pois, mas com a realização do primeiro Mundial em 1987, as coisas mudaram, e o grande problema é que nem todos se aperceberam ainda que o “quadro” agora é outro.

E infelizmente muitos dos que continuam na ignorância, fazem parte daqueles que têem o nosso destino nas mãos.

Temos tentado nas páginas do Mão de Mestre dar uma visão da dimensão do jogo, através duma aposta na divulgação do que se vai passando pelo mundo, em claro desfavor das competições nacionais.

É uma opção tomada conscientemente, que nem por isso nos impede de participar activamente na discussão dos conceitos e das ideias do que julgamos ser mais adequado para o nosso futuro colectivo.

Apenas decidimos deixar a informação das competições internas de XV a cargo da “concorrência”, por agora.

Mas para que se fique com uma melhor ideia da dimensão que o Rugby atingiu – continuando a aumentar todos os dias – apresentamos hoje um quadro com seis competições mais ou menos esquecidas, ou desconhecidas, de grande parte dos rugbistas lusitanos.

E se porventura se aperceber da nossa pequenez, compreenderá porque por vezes eu não sei se ria, se chore.

VOLTAR A PÁGNA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: