AINDA O NOVO “PORTUGAL XV” – (Actualizado)

ALGUNS AMiGOS ME PERGUNTARAM A RAZÃO DA PUBLICAÇÃO de um novo blog, com os resultados da nossa seleção de XV, quando é possível obter esses elementos em sites internacionais como o scrum.com, entre outros.

Isso é verdade, mas tem alguns aspectos que considero importantes, e que aproveito para referir agora.

Na ausência absoluta de informação oficial sobre esta questão dos jogos internacionais, foi na antiga Rugby Revista do João Fragoso Mendes que foram pesquisados e coligidos os dados referentes ao período desde o início, até finais dos anos oitenta.

Mais tarde, e até meados de 1995, houve também a participação da Rugby Magazine, dirigida pelo Luis Claro.

Confesso não saber quem reuniu os elementos de jogos e jogadores depois disso, mas o que é importante dizer é que nenhum dos sites internacionais faz qualquer referência ao trabalho dos jornalistas indicados, com destaque para o Fragoso Mendes.

Por outro lado nunca a FPR deu grande importância a estas questões, deixando ao longo dos tempos, nas mãos de um ou outro funcionário mais dedicado, a reunião desse material, contrariamente às grandes federações que dispõem de departamentos próprios, ou pelo menos como antigamente, um “estatístico” dedicado aos números e aos nomes.

Considero de extrema importância que o controlo destas informações esteja nas nossas próprias mãos, mais exactamente na FPR, mas como a nossa Federação não mostrou nem mostra intenção ou capacidade para manter esses dados, decidi, primeiro com o Portugal Sevens, agora com o Portugal XV, manter esses registos em mãos nacionais, até que os orgãos próprios assumam as suas obrigações.

A IRB possui uma fantástica base de dados sobre jogos internacionais, mas nenhuma federação ou simplesmente pessoa interessada pode ficar sujeita a receber uma resposta do tipo: It is not for public consumption, I am afraid!

Ou seja, tratasse de informação estratégica que deve ser conservada em poder daqueles a quem diz primeiramente respeito.

A FPR INFORMA QUE VAI PUBLICAR LISTA OFICAL

RECEBI ESTA MANHÃ A INFORMAÇÃO de que a Federação, finalmente, se está preocuando com esta coisa de manter um registo de todos os jogos realizados pelas nossas seleções de seniores de XV e de VII.

A Direcção da FPR decidiu fazer o levantamento de todos os jogos internacionais de XV e VII, registando resultado, local, jogadores participantes e capitão de equipa ( se possível ).
Serão também listados, mas em listagem separada, os jogos feitos com outras equipas, que não seleções nacionais ( p. ex. Oxford, Cambridge, England Students, etc ).
O objectivo será publicar uma lista oficial avalizada pela FPR, a publicar no início da próxima época, tendo sido encarregue da tarefa Francisco Mesquita sob a supervisão do Vice Presidente Pedro Ribeiro.
O Mão de Mestre só pode aplaudir a iniciativa, colocando todos os dados de que dispõe à disposição da FPR, para o efeito.
Fica ainda a esperança que o trabalho de pesquisa e reunião de dados levado a cabo pelo João Fragoso Mendes, o Luis Claro e nós próprios (nos Sevens), seja devidamente reconhecido.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: