MELROSE – A PÁTRIA DOS SEVENS

A CRISE FINANCEIRA DOS CLUBES DE RUGBY NÃO É COISA NOVA e no princípio dos anos 80, do século XIX, a coisa estava feia, no sul da Escócia.

Na pequena cidade de Melrose nos Scottish Borders, região do sul da Escócia ao longo da fronteira com a Inglaterra, o clube de rugby local, não fugia à regra.

Na ânsia de resolver aquela crise, Ned Haig, antigo jogador, membro da direção do clube, e dono do talho da cidade, teve uma idéia, mas nunca lhe passou pela cabeça que, 126 anos depois, havia de se tornar uma ideia Olímpica!

Pois é, o nosso Ned lembrou-se de organizar um dia de festa, com rugby pelo meio, e a solução encontrada foi simples: jogos curtos, com equipas reduzidas – num tempo em que uma equipa de rugby “normal” era constituída por 20 jogadores.

O sucesso foi tal que nos anos imediatos outras cidades vizinhas passaram a organizar os seus sevens, como forma de confraternização, angariação de fundos e momentos de inesquecíveis façanhas num campo de rugby.

Mais tarde, em função dos resultados dos diversos torneios, passou-se a discutir o título de Kings of Sevens, atribuído à melhor equipa do ano.

Percebem agora de onde veio a idéia da International Board ao organizar as Séries Mundiais?

E a idéia dos sevens foi-se espalhando, até que em 1921 se disputou o primeiro torneio de sevens fora da Escócia, imaginem, em Buenos Aires, na Argentina, e depois  com a realização esporádica de eventos em Madrid, Paris, Sidney…

Em 1926 também a Inglaterra se curvou ao fascínio dos sevens, e desde então todos os anos se realiza em Twickenham o Middlesex Sevens..

O resto da hisória já todos conhecem, com o Hong Kong Sevens, Amsterdam Sevens, Lisboa Sevens e tantos outros.

Mas uma coisa é certa, Melrose e os Borders são a Pátria do jogo reduzido.

E muitos dos que nos lêem já sentiram pessoalmente o ambiente que lá se vive, desde que em 1988, como presidente dos Barbarians Portugueses levei uma equipa a participar no Jed-Forest Sevens…

NO SÁBADO PASSADO TEVE LUGAR MAIS UM MELROSE SEVENS, 127 anos depois de Ned Haig ter dado o pontapé de saída.

Quem jogou e quem ganhou, você pode saber consultando o quadro dos resultados, e para saber quem foram os vencedores desde 28 de Abril de 1883, basta ver a nossa listagem.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Uma resposta to “MELROSE – A PÁTRIA DOS SEVENS”

  1. Manuel Says:

    Ah! Grandes Escoceses…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: