IRLANDESES E FRANCESES DOMINAM NA EUROPA

ENCONTRADOS OS PROTAGONISTAS DAS MEIAS FINAIS DA HEINEKEN CUP, e, sem grande surpresa, franceses e irlandeses dividem as honras com dois apurados de cada nação.

No jogo que pôs frente a frente dois dos gigantes europeus, o Stade Toulousain – vencedor da competição em1996, 2003 e 2005, finalista vencido em 2004 e 2008 – não deu qualquer hipótese ao Stade Français – finalista vencido em 2001 e 2005 – e somou 42 pontos contra 16 dos milionários de Paris.

A equipa de La Ville Rose, como Toulouse é conhecida, é a única equipa francesa a ter disputado todas as edições da Heineken Cup (15 no total), e o se orçamento para a época em curso foi modesto (17 milhões de Euros) se comparado aos 21 milhões do Stade Français, a qualidade do seu Rugby chegou e sobrou para os parisienses.

No outro jogo envolvendo franceses, o Biarritz, pela margem mínima (29-28), afastou os galeses do Ospreys, num jogo disputado palmo a palmo e minuto a minuto.

A equipa basca, finalista vencida em 2006, com um orçamento de 14 milhões – é tudo em grande! – tem como presidente uma das grandes figuras do rugby francês, o antigo defesa e capitão da seleção Serge Blanco.

Nas meias finais estas duas equipas do coração da França do Rugby, vão defrontar duas equipas irlandesas, e partem com a vantagem de jogar em casa.

O Toulouse recebe o Leinster, vitorioso frente aos franceses do Clermont Auvergne – finalista vencido do Campeonato de França por 10 vezes, incluindo os três últimos anos,vencedor da Challenge Cup em 1999 e 2007 e finalista vencido em 2004 – curiosamente também por 29-28.

Campeão em título da Heineken Cup, o Leinster venceu em 2001-02 e 2007-08 a Magners League, e este é o último dos cinco anos em que a sua equipa técnica foi chefiada pelo australiano Michael Cheika, que será substituído por Josef Schmidt, da Nova Zelândia, e actualmente à frente do Clermont Auvergne…

Na outra meia-final o Biarritz vai receber o Munster, que derrotou com alguma facilidade os ingleses do Northampton por 33-19.

A equipa irlandesa venceu a Heineken Cup em duas ocasiões (2005-06 e 2007-08) e a Magners League em 2002-03 e 2008-09.

Se juntarmos a estas quatro equipas as semi finalistas da Amlin Challenge Cup, o número de francesas e irlandesas sobe para três cada (Toulon e Connacht), deixando apenas um lugar para os galeses (Cardiff) e outro para os ingleses (Wasps).

Confirmando a vitória deste ano no 6 Nações pela França, e a do ano passado pela Irlanda, franceses e irlandeses continuam a dominar a Europa.

Veja o quadro dos resultados.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: