TOUCH RUGBY OUTRA OPÇÃO DE FAMÍLIA

JÁ LHE DISSEMOS ONDE PODE PASSAR O FIM DE SEMANA DESCARREGANDO o stress, mas se não quiser passar todo o fim de semana a ver jogos de miúdos ou a tomar água mineral no Jamor, então porque não experimenta o Touch Rugby?

O António Abreu ensina-lhe hoje as regras básicas do Touch, e você só tem que pegar na bola e começar a reinar!

Agora vamos jogar TOUCH…

O objectivo do jogo é por um lado pontuar através da marcação de ensaios e, por outro lado, impedir a marcação de ensaios por parte da equipa adversária. A bola circula entre jogadores da equipa atacante, que podem ou não avançar com ela na tentativa de ganhar vantagem territorial e consequentemente pontuarem.

A equipa defensora tenta evitar a progressão territorial da equipa atacante tocando (touch) no portador da bola.

Início do jogo

A equipe que ganha o sorteio (moeda ao ar) escolhe o sentido de jogo, que deve começar no meio do campo com um toque com o pé. A equipe que defende deve estar colocada a 10 metros.

Duração do jogo

A duração do jogo pode variar para atender às circunstâncias. Regra geral, tem a duração de 20 minutos dividido por duas metades de 10 minutos.

Tamanho do campo

O tamanho do campo pode variar, sendo geralmente jogado num espaço correspondente a uma metade de um campo de rugby de 15. A existência de postes não é obrigatória.

Número de jogadores

As equipes podem ser constituídas até um máximo de 14 jogadores, com 6 jogadores em campo. Sugere-se equipas entre 8 a 10 jogadores por forma a encorajar a máxima participação possível.

A pontuação

Um ensaio (vale 1 ponto) é assinalado quando um jogador atacante coloca a bola no chão, dentro ou sobre a linha da área de ensaio da equipa adversária.

Após um ensaio, o jogo é retomado novamente com um toque no meio do campo executado pela equipa que sofreu o ensaio.

A pessoa que assume o papel de “médio de formação” pode entrar dentro da área de ensaio mas não pode pontuar.

O toque (touch)

Nenhum jogador deve usar mais do que a força mínima necessária para efectuar o toque (touch), sendo considerado toque em qualquer parte do corpo, equipamento ou bola.

Se um toque é considerado demasiadamente forte ou violento/ofensivo para a integridade física do jogador, será concedida uma penalidade contra a equipe infractora.

Depois de um toque, o jogador com a posse de bola é obrigado a parar, voltar para a marca onde o toque ocorreu (se entretanto se afastou demasiado), e executar de imediato um rollball.

Após o 6.º toque há a perda de posse de bola que é entregue à equipa adversária, assumindo esta a função de equipa atacante.

O médio de formação de uma jogada (a pessoa que recebe a bola do jogador que iniciou ou reiniciou o jogo) não se pode deixar tocar enquanto estiver de posse da bola. Se houver um toque sobre este jogador, dá-se um turn over e a posse da bola é entregue à equipa adversária que recomeça a jogar com um rollball.

O rollball

O rollball é efectuado pelo posicionamento do jogador atacante sobre a marca, de frente para a área de ensaio da equipa defensora,  rolando a bola para trás no chão entre seus pés, com o pé ou com a mão, ou simplesmente passando sobre ela.

Se a bola é rolada mais de 1 metro será concedida uma penalidade para a equipa adversária.

A penalidade

Havendo lugar a uma penalidade, a equipa infractora deverá recuar 10 metros.

Uma penalidade é marcada colocando a bola no chão, soltando-a, tocando-a com o pé e apanhando-a imediatamente.

O passe

Um passe para diante acontece quando um jogador passa a bola para a frente do jogador que tinha a sua posse, e que dá origem a uma penalidade.

Um Touch/Pass é quando o jogador que é tocado, passa a bola no mesmo momento ou imediatamente a seguir a ser tocado. Este movimento não é permitido e é sancionado com uma penalidade para a equipa adversária.

Fora de jogo

Um jogador atacante está fora de jogo quando está à frente do jogador que tem a posse de bola ou do jogador que teve a posse da bola por último.

Um jogador a defender está fora de jogo quando não recuou os exigidos 5 metros no caso de um rollball ou 10 metros no caso de uma penalidade, início do jogo ou da segunda parte e reinício do jogo após ensaio.

Estas infracções são puníveis com penalidade.

Fora da marca

Ocorre quando um jogador que foi tocado tenta reiniciar o jogo (rollball) num local manifestamente distante do local do toque. Este movimento não é permitido e é sancionado com uma penalidade.

Bola no chão

Quando por qualquer razão a bola toca no chão, dá-se a troca de posse de bola e o jogo reinicia-se com um rollball.

Obstrução

A obstrução ou qualquer impedimento à normal progressão do jogo é sancionada com uma penalidade.

É ainda considerada obstrução quando num reinício de jogo o jogador defensor não se coloca em jogo (a 5 metros) impedindo de qualquer forma a progressão da equipa atacante.

Pronto…estas são as regras necessárias para começar a jogar Touch Rugby…Bom Jogo!

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: