1968-1977-1981-1987-1997-1998-2002-2004-2010

SEIS ANOS DEPOIS A FRANÇA CONQUISTA O SEU 9º GRAND SLAM ao derrotar a Inglaterra no jogo de encerramento do Torneio das 6 Nações.

Talvez a vitória por 12-10 não tenha sido o jogo mais bonito do ano, mas ficará para sempre na história com os seus protagonistas, que passarão a ombrear com outros nomes famosos do Rugby francês e mundial.

Entre esses nomes recordo Walter Spanghero (1968), um gigante que esteve em Lisboa em 67, Rives e Skrela (1977) numa equipa que jogou os quatro jogos do Torneio sempre com os mesmos 15 jogadores e não sofreu nenhum ensaio na competição, Berbizier e Blanco (1981) no centro de uma geração dourada, Ondarts, Dubroca e Garuet (1987) uma 1ª linha indestrutível, Benazzi (1997) o capitão das ações sociais nos banlieus de Paris a pedido do presidente Chirac, Skrela e Villepreux (1998) na regência de uma equipa que praticou um rugby de sonho, Serge Betsen (2002) 3ª linha ainda hoje ao serviço dos londrinos Wasps, ou Olivier Magne e Fabien Pelous (2004) com os seus quatro Grand Slam cada um, um record difícil de bater.

Perante a grandeza da proeza francesa, todos os outros resultados ficam na penumbra, mas convém não esquecer que a Irlanda, que ficou na segunda posição, ganhou apenas 3 jogos, tendo deixado cair a Triple Crown perante a Escócia, numa derrota em que poucos acreditavam.

O ataque francês foi o melhor do Torneio, e a defesa a menos batida, acentuando por aí a superioridade gaulesa, no conjunto de uma equipa que parece lançada para uma grande campanha no Mundial do próximo ano.

Veja o quadro dos resultados e a classificação final.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: