PRATA INDIANA NA FESTA DO RUGBY

O NATAL NUNCA MAIS FOI O MESMO EM CALCUTÁ, desde que em 1872 ali se disputou um jogo de rugby, entre 20 jogadores em representação da Inglaterra, e 20 representando a Escócia, Irlanda e País de Gales.

O jogo foi um sucesso tão grande que foi repetido uma semana depois – o rugby tinha chegado à Índia! – e conduziu à constituição do Calcutta Football Club em Janeiro de 1973.

Em 1874, o recém formado Clube filiou-se na Rugby Football Union, e prosperou durante algum tempo, até que a prática de outras modalidades na cidade se sobrepôs e o  Clube foi dissolvido.

Os sócios resolveram fundir os fundos remanescentes, constituídos por rupias de prata, e produziram uma Taça que foi oferecida à RFU em 1878, com a condição de ser disputada uma vez por ano.

Por proposta da Federação Inglesa, e o acordo da Federação Escocesa, a posse anual da taça passou a depender do resultado de encontros entre as seleções das duas Nações.

A taça é de artesanato indígena, com 45 cm de altura, corpo finamente gravado, com três cobras formando as asas. A tampa abobadada é encimada por um elefante com um howdah (espécie de carruagem). Na base de madeira tem uma placa com a inscrição Calcutta Cup.

Sobre aquela base de madeira foram, e continuam a ser, aplicadas placas adicionais que registam a data de cada jogo disputado, com o nome da Nação vencedora e os nomes dos dois capitães.

Existe uma anomalia na gravação da placa correspondente ao ano de 1879, que por engano foi registado como sendo 1871.

O troféu original encontra-se muito danificado e não está em condições de ser apresentado nos estádios ou noutros acontecimentos, pelo que foram fabricadas duas réplicas exactas, ficando cada uma em poder de uma das Federações.

Quando a Inglaterra ganha o jogo, a peça original é apresentada ao público no Museu de Rugby em Twickenham, onde gira lentamente sobre uma base construída para o efeito.

Em 1988, a taça foi quase destruída pelas “brincadeiras” de alguns jogadores bêbados, incluindo Dean Richards e John Jeffrey, que jogaram futebol com ela nas ruas de Edimburgo, tendo ambos sido punidos pelas respectivas Federações.

A Calcutta Cup foi disputada pela primeira vez em Raeburn Place, Edimburgo, em 10 de Março de 1879 e o jogo terminou com um empate.

No ano seguinte, em 28 de Fevereiro de 1880 a Inglaterra tornou-se a primeira vencedora da taça, quando derrotou a Escócia em Whalley Range, Manchester.

Desde então, com a excepção de duas interrupções provocadas pelas guerras mundiais entre 1915-1919 e 1940-1946, e nos anos de 1885, 1888 e 1889, a taça tem sido disputada alternadamente em Inglaterra (Whalley Range, Manchester; Rectory Field, Blackheath; Headingley, Leeds; Richmond e, finalmente, Twickenham desde 1911) e na Escócia (Raeburn Place, Stockbridge, Edimburgo; Hampden Park, Glasgow; Powderhall, Edimburgo; Inverleith, Edimburgo e Murrayfield desde 1925).

Nas 116 vezes que se disputou, registaram-se 14 empates, 39 vitórias escocesas e 63 dos ingleses.

Entretanto em 1884, na Índia, os amantes do Rugby fundaram um novo Clube, o Calcutta Cricket and Football Club e em 1890 instituíram uma nova taça, desta vez a Calcutta Rugby Union Challenge Cup, para ser disputada entre clubes da cidade, e que rapidamente foi chamada apenas de Calcutta Cup, pelo que, na verdade, todos os anos se disputam duas Calcutta Cup, uma na Europa, outra na Índia.

O “novo” clube continua com intensa actividade nos nossos dias, e tem no seu Torneio anual de Sevens um dos maiores expoentes do Rugby naquelas paragens.

Escócia e Inglaterra encontraram-se em duas outras ocasiões, ambas em Murrayfield, no Jogo do Centenário em 27 de Março de 1971 (vitória escocesa por 26-6), e nas meias finais da RWC em 1991 (ganha pela Inglaterra por 9-6).

Fonte: Wikipédia

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: