6 NAÇÕES COM JOGOS DE ENCANTAR

O TORNEIO DAS 6 NAÇÕES CHEGOU À TERCEIRA jornada, com tudo ainda por decidir.

Apesar do favoritismo da Inglaterra e França, como nos explica Rui Afonso, ainda é cedo para se reduzir o leque dos candidatos.

Os três jogos do próximo fim-de-semana serão marcados pelas várias ausências de jogadores fundamentais para as aspirações de quatro das seis melhores equipas da Europa. Só mesmo a Inglaterra e Itália escapam a esta vaga de ausências.

A Escócia é a equipa mais desfalcada: as lesões de Patterson, Thom Evans e Rory Lamont obrigarão Andy Robinson a começar com um novo três de trás.

O Pais de Gales não pode contar com Wyn Jones por lesão, assim como com Andy Powell, retirado da equipa por má conduta após a vitória sobre a Escócia.

Os irlandeses Kierney e Flanerry não jogarão no Sábado, o primeiro devido a lesão e o segundo por suspensão imposta pelo IRB.

Ouedraogo e Clerc estão ambos lesionados e não alinharão no XV francês.

PAÍS DE GALES – FRANÇA

Jogo decisivo para os galeses que, após derrota na jornada inaugural, são obrigados a vencer a França para continuar a sonhar com o título.

Para tal, Waren Gatland apresenta várias surpresas no XV, com a entrada de Richie Rees para o lugar de formação (depois de uma excelente segunda parte no último jogo).

Os avançados registam várias alterações com Johnatan Thomas a substituir Powell na terceira linha, Bradley Davies e Deiniol Jones a compor uma nova segunda linha e Huw Bennet vai também estrear-se a titular como talonador.

No banco, destaque para o regressado Mike Phillips que poderá finalmente reforçar a sua equipa.

Marc Livremont, por seu lado, fará entrar o asa Bonnaire e o jovem ponta Fall para o lugar dos lesionados.

Equipas prováveis:

País de Gales

1- James, 2- Bennett, 3- A.Jones, 4- Davies, 5- D. Jones, 6- J.Thomas, 7- M. Williams, 8- R.Jones (c), 9- R. Rees, 10- S. Jones, 11- S. Williams, 12- Roberts, 13- Hook, 14- Halfpenny, 15- Byrne.

Banco: Owens, Gill, Charteris, Warburton, Phillips, Bishop, Shanklin.

França

1- Domingo, 2- Servat, 3- Mas, 4- Nallet, 5- Pierre, 6- Dusautoir (c), 7- Bonnaire, 8- Harinordoquy, 9- Parra, 10- Trinh-Duc, 11- Palisson, 12- Jauzion, 13- Bastareaud, 14- Malzieu, 15- Poitrenaud.

Banco: Szarzewski, Poux, Chabal, Lapandry, Michalak, Marty, Andreu.

Previsão: Vitória francesa. Tudo pode acontecer num jogo destes, mas a França parece ter soluções para qualquer adversário. Mesmo que tenha dificuldades no alinhamento, ou que permita algumas penalidades a Jones, a criatividade da terceira linha e dos três quartos franceses, aliada a um dos mais poderosos grupo de avançados do mundo, vencerão em Cardiff.


ITÁLIA – ESCÓCIA

Deverá ser o jogo mais importante do ano para as duas equipas.

Há muito arredada dos lugares cimeiros do torneio, a Escócia vê-se forçada a disputar uma espécie de “final” sempre que encontra a Itália.

Isto para provar ao mundo que é, pelo menos, a quinta melhor equipa da Europa.

A Itália vem de um jogo positivo, também em Roma, onde causou mais dificuldades do que se previa à equipa inglesa.

Por isso mesmo, entrará em campo motivada no próximo sábado.

Tem também a vantagem de poder contar com o seu XV ideal para este torneio.

Equipas prováveis:

Itália

1- Salvatore Perugini, 2- Ghiraldini (c), 3- Castrogiovanni, 4- Del Fava, 5- Bortolami, 6- Sole, 7- Ma. Bergamasco, 8- Zanni, 9- Tebaldi, 10- Gower, 11- Mi. Bergamasco, 12- Garcia, 13- Canale, 14- Masi, 15- McLean.

Banco: Aguero, Ongaro, Geldenhuy, Derbyshire, Canavosio, Robertson, Bocchino.

Escócia

1- Jacobsen, 2- Ford, 3- Murray, 4- Hamilton, 5- Kellock, 6- Brown, 7- Barclay, 8- Beattie, 9- Cusiter (c), 10- Parks, 11- S Lamont, 12- Morrison, 13- M Evans, 14- Danielli, 15- Southwell.

Banco: Lawson, Dickinson, Hines, Strokosch, Blair, Godman, De Luca.

Previsão: Vitória dos escoceses. Não será fácil, mas esta Escócia ganhou fôlego com a sua terceira linha e profundidade com Parks. A superioridade italiana na melê não será suficiente para derrotar a capacidade ofensiva escocesa. Além disso, os italianos têm revelado alguma insuficiência no seu jogo de três quartos, com um único ensaio (oferecido, diga-se) em dois jogos.

INGLATERRA – IRLANDA

Mesmo sem convencer, a verdade é que a Inglaterra conta com duas vitórias nos dois primeiros jogos.

A Irlanda, por outro lado, vem de uma pesada derrota com a França, o que frustrou a sua pretensão em revalidar o Grand Slam.

Veremos se será capaz de digerir a péssima exibição de há duas semanas onde foi vulgarizada pela França em todos os sectores.

Prova do actual estado de espírito da equipa irlandesa é a substituição do conceituado O´Gara pelo jovem Jonathan Sexton a número 10.

Com a sua entrada, o treinador Declan Kidney parece querer agitar a equipa, ou para provar que não há insubstituíveis, ou para poder contar para a segunda parte com um O´Gara galvanizado.

No lado irlandês registam-se ainda as entradas de Murphy (defesa), O’Callaghan (segunda linha) e Best (talonador).

Equipas prováveis:

Inglaterra

1- Payne, 2- Hartley, 3- Cole, 4- Shaw, 5- Borthwick (c), 6- Haskell, 7- Moody, 8- Easter, 9- Care, 10- Wilkinson, 11- Monye, 12- Flutey, 13- Tait, 14- Cueto, 15- D. Armitage.

Banco: Thompson, Wilson, Mullan, Deacon, S. Armitage, Hodgson, Flood.

Irlanda

1- Healy, 2- Best, 3- Hayes, 4- O’Callaghan, 5- O’Connell, 6- Ferris, 7- Wallace, 8- Heaslip, 9- O’Leary, 10- Sexton, 11- Earls, 12- D’Arcy, 13- O’Driscoll (c), 14- Bowe, 15- Murphy.

Banco: Cronin, Buckley, Cullen, Jennings, Reddan, O’Gara, Trimble

Previsão: Vitória da Inglaterra. Em Twickenam a Inglaterra saberá aproveitar o mau momento irlandês. Apesar das más exibições, a equipa inglesa parece consistente, sobretudo a defender. Prevê-se um jogo equilibrado em termos de avançados e um grande combate entre os centros de ambas as equipas. Poderá muito bem ser um jogo decidido ao pé.

Veja o quadro dos jogos.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: