UMA DERROTA PARA MEDITAR

PORTUGAL AFASTADO DA LUTA PELOS LUGARES CIMEIROS vai ter que apelar para todas as suas reservas para conseguir vencer a Alemanha e a Espanha, e então pôr todas as fichas no último jogo com a Roménia, em casa.

Hoje, num Estádio Pinto de Magalhães com bastante público, terreno em excelentes condições, e um sol de primavera a dar vida e cor ao ambiente, os Lobos não conseguiram, mais uma vez, passar do estágio de uma boa defesa, para o plano de uma boa equipa.

Mas, mesmo aceitando esta estratégia, então temos que rever a questão das faltas desnecessárias em posição de permitir ao adversário marcar pontos, como aconteceu, por exemplo na obtenção dos 13 pontos da Georgia.

E não se podem perder pontos na transformação de penalidades, como aconteceu pelo menos por quatro veses, e de que é exemplo a última, já no terminar do jogo, com uma bola ao lado, num pontapé fácil, se bem que a 40 metros.

Todos os jogadores portugueses são experientes, mesmo aqueles que só agora se estrearam com a camisola das quinas, portanto não é por aí que vamos encontrar o problema.

Alguns, eventualmente mal intencionados, dizem haver jogadores que não placam, mas não foi isso que eu vi.

Bem pelo contrário, vi atitude, vi vontade, mas também vi incapacidade de fixar o jogo, para depois tentar aproveitar as bolas da melhor maneira.

Claro, o adversário também lá estava, e fez o que tinha a fazer.

Mas falemos do último ataque de Portugal.

O facto daqueles momentos de pressão acontecerem no final do jogo, não é um acaso, já que a repetição da situação, praticamente em todos os jogos importantes, denuncia um propósito e não em acidente.

Quer portanto dizer, que os Lobos têem capacidade para desenvolverem ocasiões de pressão, com a criação de tempos consecutivos, colocando muita pressão sobre a linha de meta do adversário.

Então, a ser assim, porque não fazer isso muito mais cedo?

Parecem estar esperando uma desvantagem, para depois dar a volta ao resultado.

É claro que não advogo uma estratégia suicida, com ataques desesperados de todo o lado e a qualquer momento.

Mas também não quero esquecer que o Rugby é um jogo de ataque, e quem não ataca…não ganha!

Aliás, ainda falando daqueles últimos momentos de ataque, estranhei o posicionamento do árbitro, sempre do lado da equipa portuguesa, não prestando atenção à linha de meta, nem à actuação da equipa da Geórgia.

Não tendo possibilidade de analisar os pormenores, tenho que assumir que o juiz da partida estava de olho nas sucessivas faltas dos nossos avançados, o que vem confirmar a tendência para as faltas desnecessárias por parte da equipa lusitana.

Esses momentos do ataque final, desenvolveram-se a partir de um alinhamento do lado da cantina, com Portugal a atacar para o hospital.

E o movimento foi-se repetindo ao nível dos avançados, com duas boas ocasiões para o lançamento das linhas atrasadas, o só veio a acontecer numa situação absolutamente estática e prolongada, do lado direito dos postes, com o lançamento do ataque em condições inaceitáveis, já que toda a linha de defesa se encontrava recolocada e subiu tão rapidamente que inviabilizou facilmente o ataque pela esquerda, e a ultrapassagem da linha de vantagem.

Ou seja, e para concluir, reconhecendo embora a qualidade da nossa equipa, acho que Portugal ainda não é uma equipa madura, capaz de correr riscos calculados, e de surpreender adversários de um nível igual ou ligeiramente superior ao nosso.

Cabe a Tomaz Morais resolver o problema e, se fôr caso disso, “soltar” a equipa.

Agora vem a Alemanha, e creio que apesar de marcada por duas sucessivas derrotas, a nossa equipa vai conseguir uma vitória com alguma tranquilidade, até porque o jogo é fora…

Mas não pensem que com a Espanha vai ser a mesma coisa! E se não tiverem cuidado em Madrid, estarão fora do Play Off ainda antes do jogo com a Roménia!

Quanto à classificação, Portugal mantém a terceira posição, beneficiando do jogo em atraso da Roménia com a Espanha, mas esse lugar é apenas uma ilusão, e para o recuperarem efectivamente, os Lobos não podem ceder mais nenhum ponto!

Veja os quadros do dia

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: