TWICKENHAM – O CENTRO DO UNIVERSO

COMPLETAM-SE HOJE 100 ANOS DA REALIZAÇAO do primeiro jogo internacional de Rugby disputado em Twickenham.

O primeiro jogo naquele que é hoje conhecido como a Meca do Rugby, ou a Catedral, foi disputado em 2 de Outubro de 1909, entre os Harlequins e Richmond.

Mas o primeiro internacional teve lugar em 15 de Janeiro de 1910, e foi a Inglaterra a vencer, batendo o País de Gales por 11-6.

O jogo começou com 15 minutos de atraso, devido a um comgestionamento de trânsito, provocado pelo excesso de viaturas à procura do estádio.

O terreno foi comprado dois anos antes pela Rugby Football Union, pela elevada quantia de 5.572£ 12s 6d.

Nem todos aprovaram a compra. Houve muitas queixas, uns diziam que era muito longe do centro, outros que estava muito perto às zonas de inundação do rio, outros ainda que estava muito longe da estação ferroviária mais próxima.

Hoje Twickenham é um dos ícones da modalidade, reconhecido em todo o mundo, recebendo em dia de jogo, 82.000 espectadores, todos sentados.

Tive a felicidade de assistir a diversos jogos na Catedral, acompanhei vários Middlesex Sevens, e pude apreciar a extraordinaria camaradagem que se instala ao redor do estádio, nos parques de estacionamento, com os farnéis a sairem das bagageiras dos carros, e todos repartindo o que levaram para beber ou comer.

A primeira vez que fui a Twickenham, era Natal, em 1971. Fui de autocarro, num daqueles típicos autocarros vermelhos de Londres, levei umas boas horas a lá chegar. E quando lá cheguei, o jogo – Harlequins-Llannelli – tinha sido cancelado por causa da neve… Mas não desisti, e 20 anos depois lá estive, a assistir à final do Campeonato do Mundo, vencido pela Austrália.

Não me esqueço de certo Middlesex Sevens a que assisti. Ou melhor, a que quase assisti, distraído que fiquei com um grupo de escoceses, no parque, a bebericar uns scots, de tal forma que apenas dei pela final quando ouvi a multidão a aplaudir o vencedor.

Ou daquela vez em que viajei do centro de Londres, convidado pelo presidente dos Barbarians, em autocarro de luxo, com serviço de bar, cadeiras e mesas e almoço servido por criados de libré em pleno parque de estacionamento…

Twickenham é mais que um estádio: é um estado de espírito.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Anúncios

2 Respostas to “TWICKENHAM – O CENTRO DO UNIVERSO”

  1. Zé Alpuim Says:

    A minha primeira vez foi em 97, uns dois dias antes do acidente da Lady Di.

    O Nick Cousins, hoje o chefão dos arbitros da London Society, levou-me lá, a mim e ao Muri (Paulo), só para visitar, sem jogo.

    Gostei tanto, que no ano seguinte já lá estava, mas a ver o Inglaterra x NZ (26-26 !!!), e em 99 de novo, já com bilhetes decentes (que o Nick me conseguiu), na tribuna principal, com os jogadores do banco australiano do lado de nós. A minha namorada quase me trocou…rsrsr

  2. Luís Bleck Says:

    A primeira vez que fui a Twickenham foi em 1998, fazia 18 anos e os meus pais levaram-me a Londres.

    Não havia jogos nesse fim de semana fui fazer a típica volta pelos balneários etc.

    Para inauguração da nova bancada, diziam com orgulho, a Rainha Isabel fez a maior caminhada a pé da sua vida não escoltada, levantou-se da tribuna e disse aos guarda costas qualquer coisa como “Deixem-se estar que aqui estou em casa”.

    Voltei lá só 10 anos depois para ver os Sevens, no dia em que Portugal vence a Austrália, grande ensaio do Gonçalo Foro (que já me tinha arranjado os bilhetes).

    Mas jogo internacional só já este ano fui ver o Inglaterra França onde foram marcados 4 dos 5 ensaios à minha frente.

    Foi das experiências mais marcantes da minha vida… Três horas antes nos parques na conversa com toda a gente, franceses, ingleses e outros países, jogos, cerveja, festa, muito bom.

    O jogo, tive sorte, foi espectacular e o ambiente, único…

    Bom post, grande estádio.

    Um abraço

    Luís Bleck

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: