SUL-AMERICANO: FINALISTAS CONHECIDOS ANTES DO TORNEIO COMEÇAR

O SUL AMERICANO 2010 É O TORNEIO MAIS ESTÚPIDO DO MUNDO onde independentemente dos resultados da primeira fase, já se conhecem os finalistas!

Ou seja, sem contarmos com esses finalistas, que vão aproveitar os primeiros jogos para afinar agulhas para os jogos finais, os restantes participantes – Brasil e Paraguai – vão apenas encher pneus!

Pasmem, meus amgos, mas o argumento da CONSUR é que na Fase Final vão jogar as equipas apuradas no ano passado, e a Fase Preliminar, vai apurar os finalistas de 2011.

Bom, isto não passa de uma descarada mentira, já que no ano passado se jogou uma fase preliminar e uma fase final, apurando uma classificação, desde o campeão ao último classificado. Foi o Sul Americano 2009.

Mas vejam o que se passou de 2003 para cá.

Nesse ano o sul americano A foi disputado por Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, por ordem de classificação final, e o sul americano B foi disputado, também por ordem da classificação final, por Venezuela, Brasil, Colômbia e Perú.

Naturalmente, no ano seguinte o último do sul americano A trocou com o primeiro do sul americano B.

Depois, a partir de 2004 e até 2008, não houve promoção/despromoção, e o sul americano A foi reduzido para três equipas, num claro favorecimento  dessas equipas, que independentemente dos seus resultados, se mantiveram na divisão principal do sul americano.

Em 2009, a competição mais importante passou a ser disputada em duas fases.

Para disputar a fase preliminar foram escolhidas as segunda e terceira classificadas do sul americano A de 2008, e as duas primeiras do sul americano B do mesmo ano.

Para disputar a fase final, foi pré qualificada a vencedora do sul americano A de 2008, que jogou uma meia final com a segunda classificada do torneio de 2009, e o vencedor desta partida jogou a final do sul americano 2009, com o vencedor da fase preliminar do sul americano 2009.

Bom ou mau, foi um sistema com pés e cabeça, e a história do campeonato de 2009 ficou encerrada.

Como justificar então que para 2010 não se jogue fase preliminar – a que se vai jogar diz respeito a 2011 – jogando-se diretamente a fase final com os finalistas de 2009?

Então o Brasl e o Paraguai passam do sul americano 2009 diretamente para o sul americano 2011? Então estas equipas não podem disputar o título de 2010?

Quem quer a CONSUR enganar, e como a ABR/CBRu foi nesta treta?

Como podem as federações do Brasil e Paraguai engolir um sapo deste tamanho?

Como podem os dirigentes da CONSUR ter uma cara de pau tão avantajada?

Além desta circunferência – por mais voltas que lhe dê, fica sempre tudo na mesma – o sul americano continua, por motivos de economia de meios financeiros, segundo consta, a ser disputado como se se tratasse duma competição entre alguns pequenos clubes que se juntam durante uma semana num só local, jogando, de brincadeira uns com os outros.

Claro está que para dar um enquadramento desportivamente adequado, CONSUR e IRB não tem dinheiro, mas para financiar a aventura argentina no Três/Quatro Nações, já não faltam mãos cheias de milhões de dólares.

Ou seja, no bom e velho estilo do protecionismo do Board – herança do Império Britânico? – há uns, poucos, que ficam com o bolo todo, e os outros apenas servem para decoração.

Mas enfim, no meio desta marmelada toda, vamos acompanhar com curiosidade o desenrolar dos jogos da primeira fase, enquanto aguardamos o despertar do gigante brasileiro que tem todas as condições para ser, a médio prazo, a segunda potência do rugby americano.

Aqui fica o calendário dos jogos.


VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Deixe um comentário